1. FUVEST 2010 “A instituição das corveias variava de acordo com os domínios senhoriais, e, no interior de cada um, de acordo com o estatuto jurídico dos camponeses, ou de seus mansos [parcelas de terra].”
Marc Bloch. Os caracteres originais da França rural, 1952.
Esta frase sobre o feudalismo trata
a) da vassalagem.
b) do colonato.
c) do comitatus.
d) da servidão.
e) da guilda.
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2. UNIFESP 2009 Na sociedade feudal, os servos tinham a obrigação de:
a) prestar juramento de fidelidade ao senhor das terras e defendê-lo em caso de guerras.
b) pagar tributos ao rei e a todos os nobres que atravessassem as terras em que viviam.
c) aceitar a decisão de seu proprietário de vendê-los a outros senhores ou reis.
d) participar de torneios militares e de exibições de cavalaria.
e) trabalhar nas terras do senhor ou dar uma parte de sua produção a ele.
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3. "A palavra 'servo' vem de 'servus' (latim), que significa 'escravo'. No período medieval, esse termo adquiriu um novo sentido, passando a designar a categoria social dos homens não livres, ou seja, dependentes de um senhor. (...) A condição servil era marcada por um conjunto de direitos senhoriais ou, do ponto de vista dos servos, de obrigações servis."
(Luiz Koshiba, "História: origens, estruturas e processos")
Assinale a alternativa que caracterize corretamente uma dessas obrigações servis:
a) Dízimo era um imposto pago por todos os servos para o senhor feudal custear as despesas de proteção do feudo.
b) Talha era a cobrança pelo uso da terra e dos equipamentos do feudo e não podia ser paga com mercadorias e sim com moeda.
c) Mão morta era um tributo anual e per capita, que recaía apenas sobre o baixo clero, os vilões e os cavaleiros.
d) Corveia foi um tributo aplicado apenas no período decadente do feudalismo e que recaía sobre os servos mais velhos.
e) Banalidades era o pagamento de taxas pelo uso das instalações pertencentes ao senhor feudal, como o moinho e o forno.
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4. "Aqui em baixo uns rezam, outros combatem e outros ainda trabalham."
DE LAON, Adalberão. Carmen ad Rodbertum Regem. In: DUBY, G. "As três ordens: o imaginário do feudalismo". Lisboa: Editora Estampa, 1982. p. 25.
Esse preceito, apresentado inicialmente pelo bispo Adalberão, no século XI, em parte reflete as funções/atividades mais características do período medieval, em parte tem função ideológica, pois esse ordenamento pretendia fortalecer a divisão e a hierarquia. Ainda sobre a sociedade medieval, é correto afirmar:
a) A divisão acima mencionada reflete uma sociedade na qual a religiosidade se impõe nas várias esferas da vida, em que o braço armado tende a impor seu poder sobre os desarmados, em que a economia se fundamenta no trabalho agrícola.
b) Definida a sociedade entre religiosos, guerreiros e camponeses a partir do Tratado de Verdum, as atividades não permitidas pela Igreja foram perseguidas pelos tribunais inquisitoriais.
c) Diante da limitação das funções às três ordens e perseguição aos comerciantes
promovida pelas monarquias nascentes, a atividade comercial declinou, situação essa que se reverteu no século XVI no contexto do Renascimento Comercial.
d) O poder eclesiástico se impunha a partir do momento do batismo, quando era definido o destino de cada criança, de acordo com as necessidades fundadas na sociedade de ordens.
e) A divisão apresentada, característica do período entre os séculos XI e XIII, revela a estagnação econômica da sociedade, o que explica a crise agrícola e o recuo demográfico.
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5. UNESP 2007 O ventre contraído pelo temor da privação, pelo medo da fome e do amanhã, assim segue o homem do ano 1000, mal alimentado, penando para, com suas ferramentas precárias, tirar seu pão da terra. Mas esse mundo difícil, de privação, é um mundo em que a fraternidade e a solidariedade garantem a sobrevivência e uma redistribuição das magras riquezas. Partilhada, a pobreza é o quinhão comum. Ela não condena, como hoje, à solidão o indivíduo desabrigado, encolhido numa plataforma de metrô ou esquecido numa calçada. A verdadeira miséria aparece mais tarde, no século XII, bruscamente, nos arredores das cidades onde se amontoam os marginalizados.
(Georges Duby, Ano 1000 ano 2000: na pista de nossos medos.)
A partir do fragmento, pode-se concluir que o surgimento da miséria no século XII associou-se
a) aos valores medievais, que favoreciam a concentração de riquezas.
b) às ações do clero, que desestimulavam a livre iniciativa e a busca do lucro.
c) à estrutura produtiva medieval, que assegurava apenas a subsistência.
d) ao crescimento do comércio, que trouxe consigo a busca do lucro individual.
e) à economia solidária, que não estimulava o aumento da produção.
Alternativa escolhida: D Resposta correta: D
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6.TEXTO I
"Deus quis que, entre os homens, uns fossem senhores e outros, servos, de tal maneira que os senhores estejam obrigados a venerar e amar a Deus, e que os servos estejam obrigados a amar e venerar o senhor..."
St. Laud de Angers, Documents d'Historie Vivante. In: FREITAS, Gustavo de. "900 textos e documentos de história". Vol. 1 Lisboa, Plátano, 1975.
TEXTO II
"Capítulos do projeto de concórdia entre os camponeses da Catalunha e seus senhores.
[...] VIII - que o senhor não possa dormir a primeira noite com a mulher do camponês:
Pretendem alguns senhores que, quando o camponês toma a mulher, o senhor há de dormir a primeira noite com ela, e, em sinal de senhorio, a noite em que o camponês deva contrair núpcias, a mulher, estando deitada, vem o senhor, sobe à cama, passando sobre a dita mulher e como isso é infrutuoso para o senhor e uma grande humilhação para o camponês, um mau exemplo e uma ocasião para o mal, pedem e suplicam que isso seja totalmente abolido".
PEDRERO-SÁNCHEZ, Maria Guadalupe. "História: textos e testemunhas". São Paulo: UNESP, 2000.
Os documentos se referem às práticas do:
a) helenismo grego.
b) império franco.
c) germanismo.
d) império carolíngio.
e) feudalismo europeu.
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