sábado, 23 de junho de 2012

Estudando por meio de testes - literatura - trovadorismo


1. (Mackenzie - SP) Sobre a poesia trovadoresca em Portugal, é incorreto afirmar que:
a) refletiu o pensamento da época, marcada pelo teocentrismo, o feudalismo e valores altamente moralistas.
b) representou um claro apelo popular à arte, que passou a ser representada por setores mais baixos da sociedade.
c) pode ser dividida em lírica e satírica.
d) em boa parte de sua realização, teve influência provençal.
e) as cantigas de amigo, apesar de escritas por trovadores, expressam o eu-lírico feminino.

2. (UEL - PR) Sobre a cultura medieval ocidental, considere as seguintes afirmativas:
I - A maioria dos "não-romanos" desconhecia a escrita e utilizava-se da oralidade para orientar a vida social.
II - No campo da Filosofia, verificou-se a influência do pensamento escolástico, que retomou o debate entre fé e razão.
III - A arquitetura medieval caracterizou-se pela presença de grandes construções inspiradas em motivos religiosos, como mosteiros e igrejas.
IV - O heroísmo da cavalaria e o amor, temas característicos da poesia trovadoresca, tornaram-se comuns na literatura medieval.
Assinale a alternativa correta.
a) Apenas as afirmativas III e IV são verdadeiras.
b) Apenas as afirmativas II, III e IV são verdadeiras.
c) Apenas as afirmativas I, II e III são verdadeiras.
d) Apenas as afirmativas I, III e IV são verdadeiras.
e) Todas as afirmativas são verdadeiras.

3. Amor, desamor e ciúme; frequente inspiração na vida popular, bem como a exploração do eu feminino indicam cantiga de:
a) amigo
b) amor e amigo
c) amor
d) escárnio
e) maldizer

4. Escrita em 1ª pessoa; o  eu poético é masculino e declara seu amor a uma dama, tendo como pano de fundo o ambiente palaciano, mostrando a mulher como uma figura idealizada, indicam cantiga de:
a) amigo
b) amor e amigo
c) amor
d) escárnio
e) maldizer


5. Sobre as cantigas de escárnio do trovadorismo português é correto afirmar que 
a) apresentam interesse, sobretudo histórico através da voz lírica feminina.
b) revelam detalhes da vida íntima da aristocracia através das convenções do amor cortês.
c) apresentam uma linguagem velada, sem deixar de lado o humor sobre a vida social da época.
d) utiliza-se de sátiras diretas, revelando a vida campesina e urbana. 
e) fazem a crítica rude, direta, muitas vezes enveredando para a obscenidade.

6. Assinale a afirmação falsa sobre as cantigas de escárnio e mal dizer:
a)Os alvos prediletos das cantigas satíricas eram os comportamentos sexuais (homossexualidade, adultério,  padres e freiras libidinosos), as mulheres (soldadeiras, prostitutas, alcoviteiras e dissimuladas), os  próprios poetas (trovadores e jograis eram freqüentemente ridicularizados), a avareza, a corrupção e a  própria arte de trovar
b)As cantigas satíricas perfazem cerca de uma quarta parte da poesia contida nos cancioneiros galego-  portugueses. Isso revela que a liberdade da linguagem e a ausência de preconceito ou censura  (institucional, estética ou pessoal) eram componentes da vida literária no período trovadoresco, antes de a repressão inquisitorial atirá-las à clandestinidade
c)A principal diferença entre as duas modalidades satíricas está na identificação ou não da pessoa atingida
d)Algumas composições satíricas do Cancioneiro Geral e algumas cenas dos autos gilvicentinos revelam a obrevivência, já bastante atenuada, da linguagem livre e da violência verbal dos antigos trovadores
e)O elemento das cantigas de escárnio não é temático, nem está na condição de se omitir a identidade do  ofendido. A distinção está no retórico do “equívoco”, da ambigüidade e da ironia, ausentes na cantiga de  maldizer.

7) (Vunesp) - Assinale a alternativa INCORRETA com relação à Literatura Portuguesa:
a) O ambiente das cantigas de amor é sempre o palácio, com o trovador declarando seu amor por uma dama (tratada de "senhor", isto é, senhora). Daí o relacionamento respeitoso, cortês, dentro dos mais puros padrões medievais que caracterizam a vassalagem, a servidão amorosa. 
b) o teatro vicentino é basicamente caracterizado pela sátira, criticando o comportamento de todas as camadas sociais: a nobreza, o clero e o povo. Gil Vicente não tem preocupação de fixar tipos psicológicos, e sim a de fixar tipos sociais. 
c) o marco inicial do Romantismo em Portugal é a publicação do poema "Camões". Todavia, a nova estética literária só viria a se firmar uma década depois com a Questão Coimbrã, quando se aceitou o papel revolucionário da nova poesia e a independência dos novos poetas em relação aos velhos mestres. 
d) Eça de Queirós, em sua obra, dedica-se a montar um vasto painel da sociedade portuguesa, retratada em seus múltiplos aspectos: a cidade provinciana; a influência do clero; a média e a alta burguesia de Lisboa; os intelectuais e a aristocracia. 
e) A mais rica, densa e intrigante faceta da obra de Fernando Pessoa diz respeito ao fenômeno da heteronímia que deu aos poetas Alberto Caeiro, Ricardo Reis e Álvaro de Campos biografias, características, traços de personalidade e formação cultural diferentes. 

8) (Mackenzie) - Assinale a alternativa INCORRETA a respeito das cantigas de amor. 
a) O ambiente é rural ou familiar. 
b) O trovador assume o eu-lírico masculino: é o homem quem fala.
c) Têm origem provençal.
d) Expressam a "coita" amorosa do trovador, por amar uma dama inacessível.
e) A mulher é um ser superior, normalmente pertencente a uma categoria social mais elevada que a do trovador.

1 comentários:

  1. A QUINTA QUESTÃO APRESENTA UMA PEQUENA FALHA. NA ALTERNATIVA "D", APONTADA COMO O GABARITO CORRETO, DEVERIA SER SÁTIRAS "INDIRETAS", PARA A ALTERNATIVA CONSIDERADA. ENTENDE-SE QUE SÁTIRAS (OU CRÍTICAS) INDIRETAS SÃO ATRIBUÍDAS À CANTIGA DE MALDIZER. APARENTEMENTE A QUESTÃO NÃO APRESENTA GABARITO. A ALTERNATIVA "C" PODERIA SER A MAIS ACEITÁVEL, MAS O TERMO "VELADA" COMPROMETE A RESPOSTA.

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